Beto Preto faz visita amistosa em Jandaia do Sul

Por Luciene Gallo

Na noite desta quinta-feira (27) o ex Secretario de Saúde Beto Preto fez uma visita informal a Jandaia do Sul onde se reuniu com com os servidores da saúde de Jandaia  e lideranças locais o local do encontro foi a  chácara do alemão.

Com a simpatia e humildade de sempre, Beto Preto reencontrou amigos  e ex companheiros de trabalho da área de saúde a qual conhece bem e sempre defendeu com muita  garra tudo oque ele se propôs a fazer.

Descrevemos aqui um pouco da biografia de Beto Preto para quem não o conhece:

Carlos Alberto Gebrim Preto é neto de pioneiros de Apucarana, no norte do Paraná. Seus avós chegaram na cidade em 1949. Pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) formou-se em medicina e, pelo Instituto Rio Preto, especializou-se em medicina nuclear. Também é pós graduado em medicina do trabalho pela Universidade São Camilo; em medicina de trânsito pela Universidade de São Paulo (USP); medicina legal e perícias médicas pela Santa Casa de São Paulo.

Em 1998 foi um dos fundadores da Delegacia do Conselho Regional de Medicina de Apucarana e Vale do Ivaí, atuando como Delegado Secretário por 10 anos. Entre 2000 a 2002, foi presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems); De 2001 a 2002, foi vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); e entre 2001 a 2002, foi membro do Conselho Nacional de Saúde, ao lado de Zilda Arns, Sérgio Arouca e Nelson Rodrigues dos Santos, personalidades consideradas importantes da saúde pública brasileira. Trabalhou como secretário municipal de Saúde na cidade vizinha de Califórnia, de 2001 a 2002. Como médico plantonista atuou em vários hospitais de Apucarana, como o da Providência, Santa Helena e Nossa Senhora Aparecida, e em Arapongas, na Santa Casa. Foi Diretor Geral da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde, em Brasília, dirigindo uma equipe de seiscentos servidores. Entre 2005 a 2006, atuou como diretor do Hospital Evangélico de Londrina. Também ocupou o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná.

Entre 1998 e 2000, em Apucarana, foi secretário municipal de Saúde, quando foi o primeiro município brasileiro com mais 100 mil habitantes a ter 70% da população atendida pelo Programa de Saúde da Família. Trabalhou como coordenador médico do trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI) na unidade de Apucarana; e ainda como perito médico previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na agência de Apucarana.

Prefeitura de Apucarana

Beto Preto tornou-se prefeito de Apucarana após as eleições municipais de 2012, quando foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores com 44,71% (31.647) dos votos válidos. O vice era Sebastião Ferreira Martins Junior (PDT), o popular Junior da Femac.

Com a premissa “do bairro para o centro”, o político apucaranense terminou sua campanha recebendo o dobro de votos de sua primeira eleição, elegendo-se desta vez com um percentual de 86,11%, o que lhe conferiu o título de prefeito mais bem votado do país para cidades de médio porte. Teve como vice-prefeito, Junior da Femac (PDT).

Ao longo de seus dois mandatos na prefeitura, criou programas como o “Terra Forte”,Biblioteca Itinerante e o Programa de Implantes Dentários. As iniciativas foram reconhecidas e premiadas, como no Prêmio Gestor Público Paraná, concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). O programa Terra Forte foi ainda indicado ao Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ficando entre as 15 melhores iniciativas do Brasil

Foi responsável também por colocar Apucarana na liderança do Índice de Desenvolvimento do ensino Básico (IDEB) no Paraná. Conforme o site da prefeitura, “Apucarana também alcançou o 1º lugar no Paraná e o 5º no ranking nacional, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)” durante sua gestão.

 Durante sua gestão como prefeito, Apucarana recebeu a Medalha Paulo Freire, concedida pelo Ministério da Educação. Recebeu ainda o Prêmio Gestor Público Especial, principal premiação da Sindafep, pelo projeto “Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino”.

Secretário de Saúde do Paraná

No dia 20 de dezembro de 2018 foi nomeado pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, para ser secretário da saúde (Sesa). Assumiu a pasta em janeiro de 2019, ficando no cargo até abril de 2022. Em 2020 recebeu a Medalha de Mérito e Certificados Coronel QOBM Natan Dario Bezerra, da Defesa Civil do Paraná, por sua atuação a frente da secretaria.

Beto deixou a Secretaria de saúde do estado do Paraná, esse anúncio foi feito no dia 1º de Abril deste ano quando na ocasião o pronunciamento foi transmitido em um vídeo nas redes sociais, posteriormente divulgado pela própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A justificativa do secretário que a decisão seria para cumprir a lei eleitoral – embora ele não tenha dito a qual cargo vai se candidatar.

Da Redação

Edição: Alexs Young Rosa