Movimento recuou nos últimos quatro meses antes mesmo das mudanças confirmadas pelo governo federal nesta terça-feira (09)
Ainda de acordo com dados da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Fenauto), citados por Rildo, estima-se que 50 mil demissões já ocorreram em todo o Brasil neste primeiro momento. “Não há por que manter uma equipe de atendentes e instrutores se não teremos alunos. Sabemos que existem autoescolas que já têm funcionários cumprindo aviso prévio”, lamentou.
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Dentre as mudanças, que começam a valer a partir desta quarta-feira (10), estão: curso teórico gratuito e online, fornecido pelo governo; aulas práticas obrigatórias passam de 20h para 2h e podem ser ministradas por instrutores autônomos; veículo próprio pode ser utilizado tanto nas aulas quanto nos exames, incluindo o automático e o prazo para a finalização do processo, que antes era de até um ano, deixa de existir.
Segurança viária em risco
Um dos pontos mais polêmicos da nova legislação é a possibilidade de redução da carga horária obrigatória das aulas práticas, de 20 horas para apenas 2 horas, e a permissão de instrutores autônomos.
Para Rildo, que atua no setor há 39 anos, a medida é preocupante, especialmente em grandes centros urbanos. “Os especialistas são todos contra. Estamos falando de uma lei federal, como uma pessoa vai aprender a dirigir em São Paulo, por exemplo, com duas aulas? O trânsito hoje não tem espaço para erro”, avaliou.
O presidente da associação também destacou o risco da realização das aulas e exames sem o “duplo comando” (sistema de freios auxiliar do instrutor). “Pela experiência que nós temos, para poder dirigir, a pessoa precisa ter um treinamento muito bom, porque não é só a vida dela que está em risco, a das outras pessoas também. Quanto menos for exigido na formação, pior será o trânsito”, alertou.
Aguardando o Detran-PR
Segundo o Governo Federal, a nova resolução visa modernizar, simplificar e baratear o processo da CNH. Para se ter uma ideia, dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação e outros 30 milhões já têm idade para tirar a CNH, mas não possuem condições financeiras.
Rildo explicou, no entanto, que o ideal agora é aguardar um posicionamento oficial do Detran-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná). “O Governo lançou a ideia, mas ainda não regulamentou como vai funcionar porque quem vai aplicar são os estados”, concluiu.










